[vc_row][vc_column][vc_column_text]O QUE É A CPA?
A Faculdade do Cerrado Piauiense- FCP acredita que uma sistemática de avaliação interna deve ser entendida como um mecanismo que propicie e disponibilize informações para melhorar o seu desempenho acadêmico, garantindo a eficiência administrativa e, por esse caminho, ajudando na manutenção da faculdade,nesse contexto, a avaliação insere-se num campo mais amplo do que o de um trabalho isolado junto aos segmentos que sustentam a instituição (docentes, alunos e técnicos), bem como junto ao seu entorno.
A FCP, instituição integrante da rede de educação superior, adotou no ano de 2006 os instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei no. 10.861, de 14 de abril de 2004, e regulamentado pela Portaria n°. 2.051, de 9 de julho de 2004.
Esse sistema foi construído com a finalidade de analisar, oferecer subsídios, fazer recomendações, propor critérios e estratégias para a reformulação de processos e políticas de avaliação da Educação Superior e elaborar a revisão crítica dos seus instrumentos, metodologias e critérios utilizados, abrangendo todas as instituições de educação superior (IES).
O SINAES engloba três processos diferenciados de avaliação, a saber:
– Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES);
– Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
– Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Como parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um desses processos será desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, articulados entre si. Eles abordarão dimensões e indicadores específicos, com o objetivo de identificar as potencialidades e insuficiências dos cursos e instituições, promovendo a melhoria da sua qualidade e relevância – e, por conseqüência, da formação dos estudantes – e, ainda, fornecendo à sociedade informações sobre a educação superior no país.
Para desenvolver a auto-avaliação na FCP foi instituída a Comissão Própria de Avaliação-CPA, conforme diretrizes do SINAES a auto-avaliação constitui um componente central que confere estrutura e coerência ao processo avaliativo que se desenvolve na FCP, integrando todos os demais componentes da avaliação institucional, entendendo-se auto-avaliação como um processo cíclico, criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a Instituição. O seu caráter diagnóstico e formativo de autoconhecimento deve permitir a reanálise das prioridades estabelecidas no Projeto Político Institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas.
ATRIBUIÇÕES DA CPA-FCP
I – Coordenar os processos de auto avaliação institucional no início e final do semestre letivo tais como revisão, atualização e aplicação dos instrumentai, primando pela participação de toda a comunidade acadêmica;
II – Analisar os resultados dos processos de autoavaliação institucional, apontando suas fragilidades e potencialidades;
III – Divulgar a análise dos resultados dos processos de autoavaliação institucional e da avaliação externa para a comunidade acadêmica;
IV – Elaborar anualmente o relatório de autoavaliação institucional e encaminhá-lo ao diretores geral e acadêmicos, para atuar na melhorias de suas fragilidades, através de planejamento e ações acadêmicas;
VI – Divulgar relatório da autoavaliação institucional para a comunidade acadêmica;
VII – Acompanhar as implantações das ações acadêmico-administrativas;
VIII – Exercer outras atribuições que lhe sejam necessárias.
REGULAMENTO DA CPA:
MEMBROS QUE COMPÕE A CPA
– Rita Mônica de Andrade Fonseca – Presidente
– Viviane Nunes – Representante do Corpo Administrativo
– Hérika Danilla – Representante da Sociedade Civil
RESULTADO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
RELATÓRIOS DA CPA
AGENDA DA CPA: 2020.2
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Resumo -Relatório – CPA 2020 FCP
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