Núcleo Psico Pedagógico

Compartilhe!

O NPP integra a Coordenação Acadêmica e se constitui como um espaço aberto aos discentes e docentes no que diz respeito ao seu desenvolvimento social, pessoal, emocional e, sobretudo, no seu processo de ensino-aprendizagem na construção do saber cientifico dando suporte necessário aos funcionários e família.

O atendimento (individual ou grupal) visa o equilíbrio intra-psíquico e o desenvolvimento de competências individuais para a excelência profissional. No atendimento são acolhidas situações onde o processo de ensino-aprendizagem pode ser maximizado, através da re-significação das interações que ocorrem nos diferentes espaços das relações acadêmicas.

O NPP oferece basicamente três tipos de serviços: atendimento individual ao acadêmico, ao professor, aos funcionários e/ou familiares; oficinas com temas específicos e assessoria aos coordenadores nos projetos interdisciplinares acadêmicos.

 

OBJETIVOS GERAIS

– Subsidiar a gestão acadêmica da FCP sobre a adoção de medidas administrativas e/ou realização de eventos que contribuam para a solução de problemas pertinentes a relação ensino – aprendizagem e potencializem valores e competências discentes e docentes.

– Despertar o potencial criativo, cooperativo e motivacional dos funcionários, discentes e docentes da IES.

– Apoiar o estabelecimento de relações de convívio salutar no ambiente acadêmico, oportunizando o desenvolvimento de soluções através de ações participativas no processo ensino-aprendizagem;

 

APRESENTAÇÃO DO NPP AOS DOCENTES E ACADÊMICOS

Olá, Professores e estudantes da Faculdade do Cerrado Piauiense! Sejam todos bem-vindos! Estamos iniciando o semestre letivo 2020.2 com a expectativa de um semestre promissor.

Este semestre o NPP fará atendimento pela site da FCP. Queremos sua participação! O trabalho do NPP tem como objetivos principais atender às demandas psicopedagógicas dos estudantes, acompanhar as práticas docentes em colaboração com a coordenação de curso e oferecer suporte nas ações da FCP em geral.

A FCP continua com a proposta de metodologias ativas, por meio de plataforma, na modalidade EAD, onde você, aluno é o protagonista do processo docente educativo. Aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer são os 4 pilares para a educação do século XXI proposto pela UNESCO e dentre estes destacamos o “aprender a fazer”, pois dialoga com a proposta de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem da FCP, porém esse aprendizado só tem sentido se você, estudante executar com as próprias mão as atividades que os levem a construir as habilidades essenciais a sua formação acadêmica. Nesta perspectiva, você docente não é mais simples transmissor do objeto de conhecimento (conteúdos), você discente, não é mais um mero expectador.

A partir de orientações docentes, você acadêmico é capaz de construir o seu conhecimento, desenvolvendo nas atividades de equipe, trabalhos colaborativos, não fazendo pelo outro, mas junto com o outro na intenção do crescimento e aprendizado mútuo.  Faça sem medo de críticas, de erros. Quando o erro acontecer, é momento de retomar, reavaliar e refazer com o objetivo de acertar. Acredite em seu potencial, em seu sucesso! Nós acreditamos, portanto, mãos à obra! Assim, vamos crescer juntos, vencer batalhas juntos e alcançar a vitória final juntos!

Este espaço é todo seu, caríssimo professor, querido estudante, prezado funcionário sintam-se à vontade para participar e colocar aqui suas sugestões com relação as propostas apresentadas de desenvolvimento do NPP. Aqui é o espaço para suas inquietações, questionamentos, sugestões e se possível, elogios também, afinal a FCP ao longo dos anos não tem medido esforços para realizar seus sonhos, oferecendo-lhes um mundo de oportunidades! O NPP está a sua disposição!

 

ATIVIDADES PROPOSTAS DO SEMESTRE

– Recepção aos docentes e graduandos em cada reinício de semestre letivo.

– Acompanhamento do desempenho e progresso do docente e discente nas monitorias de disciplina em trabalho colaborativo com o NPPE e coordenação de curso.

– Análise das demandas postadas no AVA pelos discentes, realizando as devidas intervenções e fazendo devolutiva imediata.

– Colaboração com os discentes na realização dos projetos das disciplinas e da instituição.

– Acompanhamento de desempenho discente, identificando casos de baixo rendimento, evasão e atividades não realizadas no AVA, fazendo intervenção e presentando devolutiva.

– Atendimento ao docente em suas necessidades e dificuldades quanto ao desempenho da prática pedagógica.

– Elaboração e encaminhamento de relatório final à direção acadêmica e coordenação de curso.

– Acompanhamento e contribuição em trabalho colaborativo no desenvolvimento do curso Metodologias Ativas, ofertado pela FCP aos docentes.

– Acompanhamento de casos de conflitos interpessoais entre estudantes, professores, coordenações e direção.

 

NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO-NPP

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAL

 

ROTEIRO DE ESTUDO

Faça um Semanário. Defina as prioridades da semana

Temos muitas demandas e compromisso durante a semana, presencialmente ou à distância é possível realizarmos nossas tarefas no tempo ideal com um breve planejamento das atividades. Por ordem de prioridade, elenque seus compromissos em um “Roteiro de Estudo Semanal”. Pode ser numa agenda, pequeno cartaz ou post it, colocando no foco de sua visão para consulta diária.

Estabeleça metas e horários de estudo

O estudo é muito importante, entretanto não é necessário passar o dia todo estudando. Planeje metas, objetivos e tempo de estudo. Nesta questão investir na qualidade do tempo é essencial. Não adianta nada ficar muito tempo em meios aos livros se você não tem objetivos. O tempo passa e você nada aprende. Com o estabelecimento de metas você estuda, aprende e produz sem desperdiçar tempo.

Tenha foco e concentração nas tarefas estudantis

Para não perder o foco e concentração nos estudos, organize um ambiente silencioso, iluminado, livre de trânsito dos familiares: Um quarto, uma sala de escritório.

Não deixe as atividades acadêmicas para depois

Faça-as agora ou dentro do tempo estabelecido. Quando deixamos para “depois” acumulamos tarefas. Outras inesperadas demandas poderão surgir. Por isso planejamos, porque o inesperado pode sempre acontecer. Então perceberemos que o tempo expirou e o compromisso do cumprimento da atividade não foi possível realizar.

Desconecte-se para conectar-se

Desconecte-se das notificações, WhatsApp, Instagram, lives e conecte-se no AVA. O tempo de estudo é precioso. Quando perdido não podemos voltar atrás para recuperá-lo. Aproveite. Você é protagonista de seu aprendizado. Anote todas as dúvidas do conteúdo, escrevendo-as para não esquecer e interaja com o professor no CHAT. Não desperdice tão importante chance!

Recompense-se

Ao final de cada dia ou da semana, receba o prêmio merecido, recompensando-se a si mesmo(a) por cumprir suas metas: Um momento especial com a família! Ela é parte fundamental na sua vida. Você a prioriza quando planeja sua vida estudantil para não sacrificar o tempo que ela merece, ler um bom livro, assistir um bom filme, uma série de TV ou simplesmente participar de atividades de lazer dentro de casa. A família vai agradecer! Sucesso.

 

ATENDIMENTOS DO NPP

ACADÊMICOS:

Orientação em monitoria

Orientação psicopedagógica em conflitos interpessoais

Apoio em projetos das disciplinas

Orientação e acompanhamento em dificuldades de aprendizagem

Orientação e apoio quanto à organização de estudo e atividades acadêmicas

 

DOCENTES:

Apoio em monitoria

Apoio nos projetos de disciplinas

Orientação psicopedagógica em conflitos interpessoais

Apoio na organização e elaboração de atividades pedagógicas

Orientação e apoio quanto à organização e postagem de material didático no ambiente virtual

Compartilhe!

Quer falar com a gente? Comece aqui