Responsabilidade Social

  • Home
  • Responsabilidade Social

Os gestores da FCP, cientes do compromisso social da Instituição, irão empenhar-se em desenvolver a educação superior como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, cultivando o respeito às diferenças e a solidariedade.

A responsabilidade social é entendida como uma concepção fundada em pressupostos éticos, que orienta as práticas decisórias da Faculdade. Essa concepção se concretiza nas ações orientadas para o bem-estar da coletividade, de seu público interno e externo; para o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos destinados à proteção e melhoria da qualidade de vida da sociedade, levando-se em consideração: os interesses da comunidade local, o estímulo a práticas de desenvolvimento humano e social, a proteção e preservação do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, dentre outros.

De acordo com a Lei nº 10.861/2004, que instituiu o SINAES, a responsabilidade social da IES é considerada, especialmente, no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

A responsabilidade social da FCP está inserida em suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Em suas atividades de ensino, a Faculdade está comprometida com a formação de profissionais com perfis que atendam as principais demandas da sociedade local e regional, mas também com a preparação de cidadãos que possam envolver-se na minimização dos principais problemas sociais da região onde está inserida. Em suas atividades de pesquisa, os projetos priorizarão a busca de solução para os problemas sociais. Nas atividades de extensão, os projetos desenvolvidos por professores e discentes serão voltados para a melhoria das condições socioeconômicas, educacionais e culturais da população.

Nessa perspectiva, todo o esforço de expansão na criação de novos cursos de graduação representa o compromisso da instituição como aumento da oferta de vagas para o atendimento aos jovens trabalhadores da região que precisam ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos e não querem sair de sua região para conseguir realizar seus projetos pessoais e profissionais.

Com o propósito de realizar ações que contemplem políticas afirmativas, a FCP tem como compromisso básico a ampliação do acesso e permanência das camadas populares da sociedade no ensino superior.

As ações da FCP voltadas para a responsabilidade social serão planejadas de modo a contemplar a sua contribuição quanto à inclusão social, desenvolvimento social e econômico, defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural de Corrente e região de influência. De modo mais abrangente, empenhar-se para que as ações locais tenham reflexo positivo no âmbito da região Nordeste e do País.

No referente à inclusão social a Faculdade envidará esforços e destinação de recursos para o desenvolvimento de ações que promovam o acesso e a permanência dos seus estudantes através de bolsas de estudo, bem como buscará estratégias que facilitem o acesso de pessoas com deficiências.

No campo do desenvolvimento social desenvolverá ações em parcerias com instituições públicas e privadas de Corrente e cidades de seu entorno com vistas à viabilização de atividades educativas e culturais em comunidades carentes, prestação de serviços nas áreas dos cursos de graduação, treinamento profissional para os trabalhadores, consultorias etc. Também promoverá transferência de conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito dos cursos, que possam aplicados no desenvolvimento local e regional.

Na defesa do meio ambiente a Faculdade buscará desenvolver ações que integrem seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão com as políticas de preservação do meio ambiente, estimulando parcerias com instituições púbicas e privadas e promovendo a transferência de conhecimentos.

No campo da preservação da memória e do patrimônio cultural e da produção artística, também buscará desenvolver ações que integrem seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão com as políticas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural, estimulando parcerias com instituições púbicas e privadas e promovendo a transferência de conhecimentos. Buscará resgatar e divulgar o folclore local e regional, os costumes e tradições e a história da cidade, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade.

Quer falar com a gente? Comece aqui