Extensão

A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a faculdade e a sociedade.  Configura-se como a extensão à sociedade dos conhecimentos produzidos na instituição de ensino e, em vista disso, implica no envolvimento da comunidade externa nas ações desenvolvidas.

Na FCP as atividades de extensão são realizadas nas seguintes modalidades: cursos; simpósios; conferências; debates; palestras; jornadas acadêmicas; congressos; seminários; campanhas e programas educativos; e a prestação de serviços à comunidade.

As atividades de extensão devem constar do Plano de Trabalho das respectivas Coordenações de Curso, envolvendo demais órgãos da Faculdade, estudantes e docentes vinculados às atividades desenvolvidas em conjunto com a comunidade.

As atividades de extensão são coordenadas pelo respectivo Coordenador de Curso quando as mesmas se incluírem por inteiro na Coordenação, ou pela Diretoria, quando as atividades abrangerem a mais de um Curso de graduação.

Os planos, programas e projetos de extensão e os relatórios correspondentes, são apreciados pelos Colegiados de Curso pertinentes e homologados pelo Conselho Superior da Faculdade. A aprovação das atividades de extensão fica condicionada a garantia da disponibilidade dos recursos humanos, materiais e financeiros, da própria Faculdade ou de recursos externos.

A criação de cursos de extensão poderá ser proposta pelas Coordenações de Curso e Centros Acadêmicos. Ou, ainda, por instituições organizadas da sociedade e entidades públicas e/ou privadas. Os cursos de extensão possibilitarão disseminar o conhecimento produzido nos cursos de graduação da Faculdade e serão programados a partir de demandas identificadas no desenvolvimento das disciplinas teóricas e das práticas profissionalizantes.

A divulgação dos eventos de extensão e suas inscrições só poderão ter início após sua aprovação pelo respectivo Colegiado de Curso e homologação pelo Conselho Superior da FCP.

A operacionalização das ações de extensão compreende um conjunto de diretrizes assim definidas:

  1. Necessária e obrigatória articulação da extensão com o ensino e a pesquisa, de forma institucionalizada;
  2. Interdisciplinaridade como interação de conhecimentos e de metodologias, buscando uma consistência teórica e operacional que estruture as ações programadas;
  3. Relação bilateral com a comunidade externa, com troca de saberes e aplicação de metodologias participativas e, como consequência, a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da instituição e uma produção resultante do confronto com a realidade;
  4. Atuação articulada aos movimentos sociais, priorizando ações que visem o desenvolvimento regional e, especialmente, a superação das atuais condições de desigualdade e exclusão existentes na região;
  5. Abordar a diversidade cultural, a defesa do meio ambiente, a preservação da memória e patrimônio cultural, a promoção dos direitos humanos e a igualdade racial, entre outros temas.

 

Projetos de Extensão implementados na FCP:

I – Programa da Rádio Educativa Cidadã – É um programa, que na sua maioria das vezes é semestral, vinculado a Rádio Cerrado 92,1 Mhz, na qual é uma emissora de Radiodifusão em Frequência Modulada–FM, cuja concessão integra a Empresa Brasil de Comunicação, com autorização de funcionamento, e transferência de responsabilidade de gestão, à Sociedade de Ensino Superior do Sul do Piauí – SESSPI. Cujo os objetivos são: Abordar temas de grande importância para os cidadãos correntinos através de pautas elaboradas pelos acadêmicos e profissionais do Direito, temas contemporâneos na área do Direito com o escopo de despertar nos mesmos o interesse e a consciência sobre a importância da sua atuação na vida política e social enquanto cidadão de direitos e obrigações; Apontar as condutas que podem ser consideradas como criminosas; Demonstrar de forma clara os aspectos dos direitos mais importantes para o exercício da cidadania plena; e Elencar as principais questões a respeito dos direitos do cidadão.

II – Programa do Jurí Simulado – É um programa anual, que reside na possibilidade de oferecer aos acadêmicos do curso de direito em estágio inicial, a um contato prático e dinâmico com a vivência jurídica, dada a importância da simulação de um julgamento real, para que o acadêmico seja inserido em uma nova ótica sobre o procedimento previsto em lei. Seu objetivo central é reproduzir fielmente o procedimento processual penal, refazendo cada fase do rito, proporcionando aos acadêmicos e futuros operadores do Direito, interessados em atuar perante o Tribunal do Júri, uma experiência geral e prática da vida forense, onde são julgados os crimes dolosos contra a vida, bem como fornecer as ferramentas necessárias para um bom desempenho, pautados no direito do réu a exercer o direito à ampla defesa e contraditório.

III – Programa do Agosto Lilás – violência contra a mulher nunca mais – É um programa de extensão anual que visa interagir entre a Faculdade e a formação e socialização de defesa dos direitos das mulheres, promovendo reflexões de maneira responsável sobre a temática e desenvolver por este meio, uma conscientização sobre os tipos de violência e a importância da denúncia as autoridades competentes. Assim, a Faculdade conseguirá promover esclarecimentos de forma didática sobre a lei e os meios de mobilização e conscientização contra esse tipo de violência, a fim de encorajarem as mulheres a denunciarem os seus agressores, como também estimular a sociedade a fazer a referida denúncia.

IV – Programa da Faculdade Itinerante – É um programa de extensão anual que serve para integração entre a Faculdade e as escolas de ensino fundamental e médio da região e municípios vizinhos, promovendo a divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, que são desenvolvidas pela Faculdade do Cerrado Piauiense, colaborando com uma proposta de ensinar sobre a importância dos direitos para o exercício da cidadania nas comunidades carentes, ao mesmo tempo em que dispõem aos presentes, meios de uma efetiva construção da cidadania, baseada nos direitos e deveres infanto-juvenis, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

V – Programa do Encontro Jusfilosófico – É um programa de extensão anual que tem a pretensão de refletir sobre o papel dos cidadãos na sociedade, haja vista, nos depararmos com ambientes que transmitem incertezas e que diante de argumentos taxativos as pessoas acabam abandonando um diálogo para tecerem posicionamentos fixos. Portanto, é um projeto de extensão universitária que busca compreender sobre a importância de construir um debate construtivo e analítico sobre a democracia e como desempenhar com a liberdade e respeito o nosso papel como político-social.

VI – Programa da Visita Guiada – É um programa de extensão anual que se realiza optando por dois momentos, ou o projeto é destinado à realização visitas aos órgãos jurídicos da região pelos alunos do 3.º Bloco do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade do Cerrado Piauiense, em face da necessidade de descentralização dos atendimentos do Escritório Modelo da Faculdade do Cerrado Piauiense; ou através de uma visita guiada por professores aos órgãos em Brasília-DF, com o objetivo de integrarem os acadêmicos do 5º bloco do curso de Bacharelado em Direito ao funcionamento do Poder Judiciário, bem como da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), na busca do entendimento do funcionamento jurisdicional brasileiro para que o futuro operador do Direito saiba a real importância de cada órgão no exercício da democracia no Estado democrático de Direito.

VII – Programa Setembro Amarelo – É um programa de extensão anual que se realiza em alusão ao mês de prevenção ao suicídio. O projeto tende a fomentar a valorização da vida e prevenção ao suicídio por meio da conscientização, buscando alerta r a população regional a respeito da realidade dos casos. Costuma-se debater nesse evento questões referentes ao suicídio, promovendo roda de conversas, com profissionais habilitados, bem como depoimentos pessoais e reais que proporcionam aos alunos, participantes e colaboradores ferramentas de conhecimento sobre uma realidade bastante presente nos dias de hoje.

Quer falar com a gente? Comece aqui