Direito

11 mar


Autorizado pela portaria do MEC Nº 2.568 de 04 de dezembro de 2001.
Curso Reconhecido pela portaria nº 121 de 15 de março de 2013

O curso Bacharel em Direito tem como pressupostos básicos uma formação técnico-jurídica dos alunos. Com uma sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

No curso de Direito, os alunos podem vivenciar o exercício da advocacia no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Onde realizam atividades de forma simulada e/ou real, com supervisão e orientação, contando com instalações adequadas para desenvolver atividades referentes à magistratura, advocacia, Ministério Público, demais profissões jurídicas e para atendimento ao público. Essas atividades, exclusivamente práticas, consistem em atuação em audiências e sessões, redação de peças processuais e visitas a órgãos judiciários, prestação de serviços jurídicos e técnicas de negociação coletivas, arbitragens e conciliação, todas, controladas, orientadas e avaliadas pelo núcleo de prática jurídica.

O curso tem uma duração de 05 (cinco) anos, divididos em 10 (dez) semestres letivos, com 3.998 (três novecentos e noventa e oito) horas de atividades.

MERCADO DE TRABALHO

O bacharel em Direito dispõe de amplo campo de atuação profissional. Tradicionalmente, o bacharel em Direito exerce as chamadas profissões jurídicas: advogado público ou particular, consultor jurídico, magistério superior, juiz, promotor, procurador da república, defensor público, cargos da estrutura do poder judiciário, do ministério público, dos tribunais de contas e dos demais poderes.

OBJETIVO GERAL

O curso de Bacharelado em Direito da FCP deverá assegurar ao graduando, com base na Resolução CES 09/2004, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Viabilizar a implementação da Resolução CES 09/2004, da LDBEN 9394/96, e demais legislação pertinente, em sintonia com a identidade e Missão da FCP.

Formar bacharéis aptos ao desempenho das funções e cargos nas áreas pertinentes a especificidades do Direito, tanto na esfera pública como privada, atendo-se ao contexto sócio-político-econômico atual, às necessidades regionais e locais e também às exigências da globalização.

  • Viabilizar capacitação crítica para questionar as instituições jurídicopolíticas vigentes e propor alternativas.
  • Desencadear um processo em que educador e educando interajam na construção do conhecimento das ciências jurídicas, com assessoria contínua do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica).
  • Propiciar trabalho integrado com participação ativa, crítica e criativa de todos os envolvidos no ensino jurídico, em diálogo permanente com os órgãos da classe, órgãos públicos.
  • Articular ensino, pesquisa e extensão, resguardando a identidade Institucional na práxis didático-pedagógica.
  • Promover o debate de temas jurídicos mediante a realização de eventos relacionados a estudos jurídicos, participação em congressos, seminários e similares, bem como através de revista jurídica institucional.
  • Incentivar a produção científica dos docentes bem como a sua contínua capacitação.
  • Avaliar-se e reavaliar-se, periodicamente.
  • Criar espaços para a participação dos discentes nas discussões pedagógicas e nas redefinições de projetos.

 

MATRIZ CURRICULAR

O Curso de Direito da Faculdade do Cerrado Piauiense- FCP foi autorizado a funcionar no ano de 2001 através da Port. Nº 2568. Até o ano de 2008 a FCP utilizou como diretriz pedagógica a Port. MEC Nº 1.886, de 30/12/94.Vale ressaltar que ano de 2004 essa portaria foi revogada pela Resolução CNE/CES Nº 09 /2004 que dispõe sobre as Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Direito . Nesse sentido, a FCP no ano de 2008, institui com base nessas Diretrizes uma reformulação no PPC adotando como pressupostos básicos uma sólida formação técnico-jurídica numa perspectiva pluralista e interdisciplinar e em sintonia curricular e pedagógica com os problemas jurídicos do mundo moderno em sua dimensão local, regional, nacional e internacional.Dessa forma, o curso de Direito da FCP tem uma duração de 05 (cinco) anos, divididos em 10 (dez) semestres letivos, com 3.998 (três novecentos e noventa e oito ) horas de atividades.Vale ressaltar que as alterações propostas no PPC, incluindo a matriz curricular foram realizadas pelo NDE do curso e aprovados pelo CONSU da FCP.

Curso Reconhecido pela portaria nº 121 de 15 de março de 2013

ESTRUTURA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO CERRADO PIAUIENSE-FCP


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Turno/Vagas – 50 Vagas
Coordenador: Prof. Abgail Guerra Lemos Neto
Regime de Matrícula – Semestral
Duração – 5 Anos

Quer falar com a gente? Comece aqui